domingo, 10 de julho de 2011

Cozinhando em família

Recentemente estive em viagem pelo estado de Pernambuco. Fui visitar meus parentes que há muito não via. E foi uma viagem extremamente enriquecedora. Primeiro, por que eu acabei vendo e valorizando coisas que quando criança não percebia. E segundo, por que acabei entrando mais na energia das mulheres da família. Todas cozinheiras de mão cheia. Aprenderam com a minha avó. O fato é que antes dessa viagem, bem antes mesmo eu já estava totalmente envolvida no mundo mágico da cozinha. Fazendo experiências com ervas e receitas diferentes que foram por unanimidade aprovadas pela família. Mas quando você tem contato com pessoas que fazem parte do seu histórico é diferente...

Agora escrevendo esse post me lembro por exemplo, que minha vó observava com gosto eu e minha tia tomarmos conta da cozinha e do fogão. Cozinhando enquanto ela apenas observava... Coisa que no passado era totalmente o contrário. E me lembro também de ficar horas e horas com a minha madrinha na cozinha conversando sobre assuntos corriqueiros, mas que parecia que saíssemos da cozinha a coisa nem ia ficar tão interessante...Aliás em cidades do interior, é comum a concentração de pessoas na cozinha. Onde tem a mesa que nos une, o fogão que nos aquece e todo o aconchego que a tradição nos permite.

Hoje, caso não tenham notado. A cozinha é área comum a todos da casa. E inclusive dos visitantes. É cada vez mais comum recebermos pessoas para almoçar e jantar e ficarmos todos na cozinha. Conversando, tomando um bom vinho... 

E comigo não é diferente. Eu adoro chamar as pessoas aqui em casa prá almoçar, cozinhar, confraternizar...E minha prima está sempre pronta! E quando vou a casa dela acontece a mesma coisa. Ficamos na cozinha conversando e cozinhando... E nessa alquimia deixamos os alimentos cozinhar e tomar as novas formas... Esperamos o tempo certo. Por que nessa vida é assim. Tudo tem o tempo certo, mesmo que às vezes a gente queira dar uma acelerada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário